10 de jun de 2009

Vitamina B12

Vitamina B12

A cobalamina (ou cianocobalamina), também conhecida como vitamina B12, tem as seguintes funções no nosso organismo:

* Necessária à eritropoiese, e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos;
* Possui uma função indispensável na formação do sangue;
* Necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.

Segundo a organização norte-americana Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (mcg) para adultos, 1,2 mcg para crianças de até oito anos e 2,8 mcg para gestantes e mães que amamentam.


Fontes Naturais de Vitamina B12

* Fígado
* Carnes vermelhas
* Ovos
* Leite
* Peixes



Deficiência

A carência de Vitamina B12 no organismo é rara em onívoros. Geralmente ocorre devido à deficiência na produção de fator intrínseco, necessário para a absorção da cobalamina. Pode provocar anemia perniciosa, cujos sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais se não houver tratamento; fraqueza; convulsões e dano irreversível no tecido parietal gástrico.



A Vitamina B12 e a Dieta Vegetariana Estrita

Este é o único nutriente que não se obtém numa dieta vegetariana estrita. Inúmeros estudos demonstram que vegetarianos estritos têm níveis sanguíneos mais baixos de B12. Então, deve ser feita uma suplementação da vitamina em cápsulas (via oral) ou injetável.

Os não-vegetarianos não possuem dificuldades em obter a B12 já que os animais, uma de suas fontes de alimentação, obtêm essa vitamina através de bactérias produtoras de vitamina B12 em seu organismo. Há alguns estudos que dizem que humanos também possuem bacterias no intestino, mas sua localização é após a área de absorção, por isso precisamos de fontes exógenas. É importante lembrar que o corpo humano já possui um certo suprimento da vitamina, mas a reposição da substância diariamente é altamente recomendável para quem deseja obter uma saúde bem regulada. Porém, se uma anemia ocorrer devido a falta de B12 no organismo, o recomendável para quem ingere carnes é fazer uso de bifes de fígado, onde são armazenados cerca de 50% ou mais dos estoques de B12 do animal. No caso dos vegetarianos estritos, suplementos de via oral ou injeções com grande dosagem da vitamina é a melhor opção para fazer a reposição da substância, além de opções existentes de alimentos artificalmente enriquecidos, como leite de soja de algumas marcas.

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