19 de jun. de 2009

Campeão do atletismo ensina como se preparar para os treinos

Ele é campeão da maratona de São Paulo e integrante da seleção brasileira de campeonatos mundiais de meia maratona. Um profissional do atletismo que bate recorde quando o assunto é treino. São 12 sessões por semana, divididas em grupos de uma ou três horas de atividade. No domingo, soma 40 minutos. "Eu adoro treinar e penso nisso todos os dias. Não adianta dormir mal, não se alimentar, e ainda querer enfrentar um dia puxado de exercícios", afirma o atleta José Telles.

Para manter a saúde e ficar em forma, você não precisa de um ritmo tão pesado quanto o do maratonista. Mas conhecer as dicas dele, sem dúvida, ajuda a obter mais resultados com a prática de exercícios físicos. Confira!

Em um dia comum de treino, que horas você acorda?


Levanto cedo para enfrentar o dia com ainda mais disposição. No máximo 7 horas da manhã, já estou de pé.

Quantas horas você precisa dormir para se sentir bem?


Cada um precisa estar atento com suas necessidades. Como meu sono é bem regulado, durmo apenas 8 horas e fico disposto o resto do dia, mesmo com os treinamentos.

Quantas vezes por semana você treina?


Faço 12 sessões de treinos por semana. Divido isso de segunda a sábado, treinando um período da manhã e outro à tarde. No domingo, faço uma espécie de aquecimento, com um treino curto de 40 minutos.

O treino muda quando há uma competição chegando?


Quando chego próximo a uma competição, reduzo a quantidade diária de treinos. Isso acontece para que meu corpo descanse e fique mais preparado para o dia da competição.

O calçado e a roupa favorecem o treinamento?


Claro. O calçado errado, por exemplo, pode proporcionar uma lesão séria em algum músculo ou tendão. É sempre importante pensar na roupa e nos acessórios que precisamos utilizar para cada tipo de treino.

Qual a importância do treino diário para você?


O treino é o responsável por cada uma das minhas medalhas. Sem ele eu não chegaria em lugar algum. Mas não devemos esquecer que todo tipo de treinamento precisa respeitar os limites do seu corpo.

Como é sua primeira refeição do dia?


Meu café da manhã se resume basicamente em café com leite, pão, queijo branco e frutas. Faço tudo para manter uma alimentação balanceada. Que colabore com meu bom desempenho durante o treino.

Você toma algum suplemento especial?


Sim, os suplementos servem para colaborar com o meu organismo, já que meu esforço físico é bem grande. Hoje uso suplementos polivitaminicos e também o carboidratos em pó e gel, que colaboram com meu nível energético.

Como seu treino é dividido?


Todo treinamento começa com alongamentos, no meu caso não é diferente. Já o dia-a-dia é um pouco variado. Depende do ponto que estou precisando melhorar. Mas, basicamente, meus treinos são divididos em versões mais curtas de corrida e exercícios e versões longas de corrida.

Você toma algo além de água mineral enquanto treina?


Sim, sempre procuro caprichar na hidratação. Faço isso com muita água mineral e com suplementos que ajudam nessa função, como carboidratos líquidos e em gel.

Existe alguma concentração especial durante o treino?


Nada de muito especial. No meu caso eu procuro concentrar todas as energias na competição que estou focando. Penso sempre no que estou almejando.

Como você faz para não passar dos limites?


Meu treinador me ajuda nessa missão. Mas, no fundo, acredito que todos nós sabemos onde estão nossos limites. Também sabemos que passar deles pode proporcionar grandes problemas.

Dores são comuns depois de um dia de treino intenso?


Sim, depois de treinos um pouco mais fortes as dores são bastante comuns.

E seu almoço, como acontece? É especial? Tem acompanhamento de alguma nutricionista?


Meu almoço é composto de uma base de carboidrato, muitas proteínas e sais minerais. Eu mesmo controlo a quantidade.

Em dias quentes demais, acontece alguma modificação no seu treino?


Não muitas. Procuro me proteger dos raios de sol, capricho na proteção solar e me hidrato mais.

Se por algum motivo, você não treina no horário habitual, você repõe o treino perdido? Como isso funciona?


Eu nunca precisei faltar em um treino. Me dedico inteiramente a minha rotina profissional. Mas, se caso acontecer, precisarei repor sim.

Qual a importância de um bom treinador para você?


O treinador é fundamental em todos os meus treinos. Ele mostra os pontos onde preciso melhorar, me estimula e me ajuda a seguir em frente.

A rotina de treinos atrapalha sua vida pessoal?


Não. Me dedico ao esporte e tenho horários para isso. Por isso posso afirmar que uma rotina de treinos não atrapalha a vida pessoal. É como um trabalho comum. Dá para conciliar facilmente se você tem força de vontade.

Nenhum comentário: