19 de jun. de 2009

Uso de laptop é ligado a infertilidade masculina

Pode até ser que a ideia de ser pai não passe pela cabeça da maioria dos homens jovens, mas o seu comportamento pode influenciar na possibilidade de se tornarem pais mais frente na vida. O uso excessivo de laptops é considerado um dos comportamentos mais comprometedores, de acordo com Suzanne Kavic, da Universidade Loyola, de Chicago, Estados Unidos.

Segundo a professora do departamento de obstetrícia e ginecologia da Universidade, o uso de laptops, que se torna cada vez mais comum entre jovens, é perigoso para a fertilidade masculina. “O calor gerado por laptops pode dificultar a produção e desenvolvimento do esperma, fazendo com que o homem tenha dificuldade reprodutiva no futuro”, diz.

40% dos problemas de fertilidade são atribuídos aos homens. Outras causas de infertilidade masculina incluem infecções sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais, disfunção erétil e varicocela, condição que aumenta a temperatura dos testículos, matando ou deteriorando o esperma. “Medicamentos para depressão, pressão sanguínea e de algumas condições cardíacas podem diminuir a libido ou causar impotência”, afirma Kavic. Ela também faz um alerta: ”Os homens devem conversar com seus médicos para ver se a medicação é mesmo necessária, ou se é possível trocar para algum outro medicamento, com menos efeitos colaterais”.

Como proteger a fertilidade

Suzanne Kavic recomenda que laptops sejam colocados em mesas, para evitar o contato imediato com o corpo e prevenir os danos ao esperma. Confira outras dicas para manter a fertilidade:

:: Evite o uso de banheiras

:: Use cuecas samba-canção

:: Evitar a ejaculação frequente – a recomendação é que se faça sexo apenas durante os dias de ovulação

:: Praticar exercícios físicos moderadamente

:: Evitar exercícios que possam causar calor ou trauma na região genital

:: Ter uma alimentação saudável

:: Tomar multivitamínicos

:: Dormir oito horas por noite

:: Restringir o consumo de café – no máximo duas xícaras por dia, e tomar bastante água

:: Evitar fumar

:: Evitar o uso de drogas e álcool

:: Minimizar a exposição a toxinas

:: Reduzir o stress

Além dessas dicas, Kavic também afirma que a visita anual a um médico é importante para se manter saudável. “Um exame físico anual combinado com um estilo de vida saudável facilitam para quando você quiser ser pai”, diz.

Nenhum comentário: