15 de jun. de 2009

Treinamento Funcional só para quem é profissional !

Outro dia assisti um destes canais de TV por assinatura e vi um programa que atendia noivas. O principal objetivo era entrar em forma e ficar mais bonita até o dia do casamento. Para vencer a batalha que duravam 20 semanas todas ganharam um PERSONAL TRAINER.

Interessei-me pelo o assunto, já que o programa mostraria alguns “flashs” do trabalho escolhido por cada personal.

Sabe qual foi o tipo de treinamento escolhido pela maioria dos profissionais? TREINAMENTO FUNCIONAL, e mesmo aqueles que não adotaram este modelo como prioridade, o colocou de forma muito representativa na periodização do trabalho.

Este programa é americano, e quando fiz a minha especialização lá, pude perceber o quanto eles valorizam este tipo de exercícios e como podemos realmente aplicá-lo.

Lá já são quase 15 anos de sucesso. E aqui ? Ainda engatinhando... A grande maioria dos professores, principalmente de academias e até muitos que se dizem personal, olham com desconfiança, riem , ignoram... Que pena! Isto é o que tenho visto desde 2003 quando comecei a trabalhar com este treinamento!

Será que esta postura é a de um verdadeiro profissional?

Reciclar, aprender, verificar, questionar e manter a mente e os olhos abertos a novos horizontes e propostas , são as principais características dos profissionais do CONHECIMENTO e principalmente aqueles que estão vivendo no século XXI.

Buscar novidades, se atualizar é um dever de qualquer profissional que escolheu trabalhar na área da saúde, lembre-se você trabalha com PESSOAS! Elas evoluem... está aí a medicina que não nos deixa mentir. E nós o que estamos trazendo de novo para nossa profissão ? Acho que chegou a hora de repensar...

Chega de repassar modelos prontos para todo mundo igual , ficar trocando pinos e falar que está dando aula, ver pessoas se auto prescrevendo exercícios e adotando aulas de revistas e ficando quietos. Talvez esta seja uma das razões porque muita gente não acredita e nem valoriza a nossa profissão.

Temos a partir de agora argumentos suficientes e muito fortes para as pessoas nos darem valor, isto porque este treinamento prevê a personalização, o RESPEITO à tão falada individualidade biológica e não aceita RECEITINHA DE TREINO!

Pode ser a saída para melhorar a nossa remuneração, (este argumento é para quem só se mexe quando o assunto é dinheiro) e para quem também vê além da “grana” , somos capazes de fazer diferença na VIDA das pessoas , e isto é o que realmente importa, senhor(a) EDUCADOR(A)!

Estou a quase 20 anos na área e posso garantir que durante estes últimos anos que estudo e aplico o treinamento funcional, os resultados são incríveis!

Todos os exercícios são ótimos, mas existem pessoas inadequadas a diversos deles! Por esta razão é preciso estudar e NÃO sair aplicando tudo que ouve e se vê!

No Brasil ainda temos pouca literaturas falando sobre ele, precisamos de mais PROFISSIONAIS de verdade que acreditam que não se cansam de questionar, buscando informações, estudando e experimentando, para poder fazer desta modalidade algo de bom para nossa área e para as pessoas com quem escolhemos trabalhar!

Acredito de verdade, que quem realmente for PROFISSIONAL saberá aplicar o TREINAMENTO FUNCIONAL.

Como tudo que é NOVO vira moda ou febre... CUIDADO, dentro dos próximos meses vão aparecer inúmeros profissionais se dizendo especialistas no assunto!

Sempre foi assim,mas espero que com esta nova proposta a coisa seja diferente... SEJAMOS PROFISSIONAIS, não dá para fazer um “cursinho” e aplicar logo na segunda feira, existem uma série de conceitos que não conhecemos e outros devem ser entendidos a fundo, pois foram abordados muito supercifialmente na nossa graduação.

Está aí uma grande oportunidade de parar de reclamar da área e fazer diferença na sua vida e das pessoas com quem você trabalha!

Boa sorte nesta jornada que está apenas começando para quem acredita no novo!



Vânia Temporini

Nenhum comentário: