31 de mai. de 2009

Spinning - Exterminador de calorias

Spinning

Exterminador de calorias

O som da música agitada toma todo o ambiente. Os alunos, fatigados, são incentivados pelos gritos do professor. "Aumenta o ritmo!". O esforço é grande. No final, o aplauso da turma é a recompensa para cada um dos alunos da aula de "Spinning", também chamado de ciclismo indoor. O equipamento usado é semelhante a uma bicicleta ergométrica. A diferença é que há um controle da carga de intensidade, que faz do exercício uma simulação de um track (pista) de mountain bike.

"Vamos subir a montanha!". Os comandos do professor são sempre exclamativos, o que aliado à música dá força aos alunos que, a cada minuto, demonstram por meio da respiração ofegante e dos rostos suados a dificuldade do exercício.

O alívio vem com outra ordem. Dessa vez, a de descer a montanha. E é assim que se faz uma aula de spinning.

Conta muito a criatividade do instrutor, que insere os alunos em ambientes como subidas e descidas de montanhas e pistas retas ou desniveladas.

Na teoria, parece que o grau de dificuldade é enorme e seus praticantes gostam de sofrer. Ledo engado.

"Fazemos essa atividade por prazer. Na hora, o sacrifício é grande, mas a música e o clima da aula nos ajudam a superar isso", diz a estudante Camila Royo, 14, frequentadora assídua das sessões de spinning na Companhia Athletica, em São José dos Campos.

EXTERMINADOR DE CALORIAS -- Os benefícios à saúde são a grande motivação dos adeptos desta modalidade.

O trabalho cardiovascular, a grande perda de calorias [chega-se a queimar 300 calorias em apenas 30 minutos de aula] e o fortalecimento dos membros inferiores são algumas das benesses que o exercício proporciona aos esforçados alunos.

"Essa atividade não é fácil de ser praticada, mas a dinâmica da aula e os benefícios que ela faz à nossa saúde nos estimulam", revela Maria Rita Salomão, 39.

Mas não basta apenas subir na bike e começar a pedalar. Antes de suar a camisa é preciso se submeter a um cuidadoso alongamento no início da atividade e um longo relaxamento pouco antes do fim do exercício.

A hidratação antes, durante e depois das aulas também é considerada primordial por quem pratica o ciclismo indoor.

HISTÓRIA -- O spinning foi criado no final dos anos 80, pelo ciclista americano Johnny Goldberg, que queria ser o primeiro a atravessar a América em oito dias.

Para atingir o objetivo, o atleta precisava treinar forte todos os dias. Como as condições climáticas poderiam atrapalhar alguns de seus treinos, ele remodelou sua bibicleta ergométrica, de modo que ela passou a simular todas as dificuldades de um treinamento. Atualmente, com algumas tecnológicas, a 'invenção' de Goldberg tomou conta das academias de todo o planeta com o nome de 'spin bike'.

Nenhum comentário: