26 de ago. de 2009

Alimentos que curam: dicas valiosas para o dia-a-dia

Veja algumas dicas valiosas para o dia-a-dia:

Feijão – Um dos alimentos preferidos pelos brasileiros, o feijão reduz o mau colesterol devido às suas fibras, atua na prevenção de câncer e doenças cardíacas. Por ser rico em carboidratos complexos, ele sacia a fome e queima energia de forma lenta e constante, o que o credencia a estar presente mesmo em regimes alimentares.

Azeite de oliva – Rico em vitamina E, o azeite não apenas deixa o prato mais saboroso, como atua contra os radicais livres e pode controlar doenças como diabetes e artrite reumatóide, além de prevenir câncer de próstata, de cólon e de mama. A gordura monoinsaturada presente no azeite protege o coração, reduz o mau colesterol e aumenta os níveis do bom colesterol.

Banana - Além de prevenir doenças cardíacas, derrames e problemas gastrointestinais, a banana relaxa a mente devido à vitamina B6 e o triptofano, tornando-se uma aliada no combate à ansiedade. A fruta também contém pectina, uma fibra solúvel que controla a diarréia, e potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Cenoura - O betacaroteno, poderoso antioxidante da cenoura, converte-se em vitamina A no nosso organismo, o que é bom para os olhos, cabelos e pele. As fibras insolúveis dos legumes previnem a prisão de ventre e aumentam a sensação de saciedade. A cenoura também protege contra alguns tipos de câncer e problemas de pele.

Nozes e castanhas - Reduzem os riscos de câncer e doenças cardiovasculares, aliviam a artrite, previnem a catarata devido à vitamina E, reforçam a imunidade e diminuem os riscos de derrame, pois são ricas em potássio. A castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio, um mineral antioxidante que previne problemas oculares. No grupo de nozes e castanhas, incluem-se o amendoim, o pistache e a castanha de caju.

- Brócolis, ervilha e abacate previnem cálculos renais;

- iogurte, alcachofra e cebola agem contra a candidíase;

- arroz branco, batata, banana e purê de maçã combatem a diarréia.

Nenhum comentário: