13 de mai. de 2009

Exercícios e suplementação alimentar.

Com certeza, você já ouviu falar de suplementação alimentar. A utilização de suplementos alimentares associados à dieta e exercícios tem sido muito questionada. A maioria dos profissionais de nutrição afirmam que com a combinação de uma dieta equilibrada e um treinamento inteligente, você consegue melhorar o seu desempenho esportivo, o que realmente é verdade.

Mas, como tudo na vida, isto também não deve ser generalizado. Por isso, é importante fazer uma avaliação de constituição genética, alimentação utilizada e intensidade de treinamento de cada indivíduo, antes de receitar uma suplementação alimentar.

Estes suplementos são alimentos transformados pela tecnologia. Eles apresentam os nutrientes dos alimentos que os originou, sendo utilizados como reforço e complementação da dieta alimentar de esportistas e praticantes de atividades físicas. Se você não se alimenta adequadamente e pratica algum esporte, provavelmente deverá recorrer ao uso de suplementos, com a orientação de um nutricionista.

O errado é que alguns professores de Educação Física insistem em ministrar o uso destes suplementos aos alunos. Cuidado! O uso incorreto poderá trazer malefícios. Somente nutricionistas podem receitar uma suplementação alimentar, caso haja necessidade. Afinal, o que você acharia de fazer uma consulta com um "médico" que não fez faculdade de Medicina?

Há todo um estudo a ser feito pelo nutricionista, como já dissemos acima. A intensidade de treinamento, por exemplo, é muito importante, pois um atleta que treina 12 horas por semana tem necessidades diferentes de uma pessoa que treina 5 horas por semana.

Além disso, o excesso de um nutriente impede a absorção de outros provocando um desequilíbrio nutricional. O Biotipo do indivíduo também deve ser levado em conta. Assim, você vê que esta conscientização se faz necessária para adquirir bons resultados com segurança a sua saúde.

Veja abaixo, os suplementos mais utilizados por esportistas:

-Proteínas;
-Aminoácidos;
-Antioxidantes;
-Carboidratos;
-Vitaminas e Minerais;
-Bebidas isotônicas.

Agora, para conhecer melhor cada um destes suplementos e a sua ação e importância para quem faz atividades físicas, procure um nutricionista ou médico especialista em Medicina Esportiva.


Valéria Alvin
Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP
Consultora de fitness.
Especialização em
treinamento

Nenhum comentário: