27 de mai de 2010

Kettlebell aumenta força e condicionamento físico.

De origem russa, bola de ferro com alça pode pesar de 8 até 24 kg

Febre nas academias fora do país, o Kettlebell, ou KTB, é ainda novidade para os brasileiros, mas já figura como mais uma opção de treinamento para quem quer ganhar músculos, flexibilidade, força, equilíbrio corporal e aumentar o condicionamento físico.

De origem russa, a modalidade tem como principal (e único) equipamento a Kettlebell, que é uma bola de ferro fundido com uma alça. Seu peso varia entre 8 kg e 24 kg."Diferente dos halteres, cujo centro de gravidade é a mão, a KTB tem seu centro de gravidade na própria bola", explica o professor de musculação, Gabriel Nicoletti Iwasaki, da academia Competition.

A função possibilita a realização de movimentos balísticos (de arremesso) e de potência, mas a Kettlebell sempre permanece fixa nas mãos. O aluno vai controlar os movimentos pendulares (com balanço) para fazer em conjunto com outros exercícios, como o agachamento. "Poucas atividades na academia desenvolvem tanto a força muscular em sessões de apenas 20 minutos", comenta Reginaldo Ghilardi, coordenador de musculação da Competition.

Com tamanho esforço, não é de se admirar que a atividade proporcione o trabalho de grandes grupamentos musculares, como braços e pernas, além de consumir uma baita energia do organismo. O gasto calórico é de até 700 calorias em 30 minutos de aula.

Para a prática da Kettlebell, é importante a orientação de profissionais qualificados, pois é necessário manter a postura correta para evitar eventuais contusões com os exercícios. "A KTB é aparentemente simples, mas exige bastante esforço e treinamento. Ela é indicada para quem já tem um nível bom de condicionamento físico e deseja intensificá-lo ainda mais", diz Gabriel.






Kettlebell aumenta força e condicionamento físico
De origem russa, bola de ferro com alça pode pesar de 8 até 24 kg

Um comentário:

Endim Mawess disse...

Na minha academia não tem ainda, mas se for pra perder 700 k eu topo