26 de abr. de 2010

Treinando a noite.

Conheça todos os benefícios em praticar exercício físico neste período do dia


Um professsor de educação física orienta como deve funcionar a ginástica para aqueles que escolheram o período noturno para malhar

Tem gente que não suporta acordar cedo para praticar exercício. Com o calor então, a preguiça pode multiplicar. Então, a opção é fazer ginástica à noite. Mas os professores de educação física alertam: não se pode esquecer do cuidado com a alimentação.

Exercitar o corpo durante a noite não interfere na queima de mais ou menos calorias. O que determina o gasto energético é a intensidade e o tempo de duração do exercício. “Antes de se exercitar é preciso comer algo leve para não passar mal, nem prejudicar a atividade física”, professor de educação física Paulo Neves.

Muitos justificam o sedentarismo dizendo que perdem o sono depois se exercitar no período da note, mas é melhor arrumar outra desculpa. É que a relação que existe entre a atividade física e o sono varia muito de pessoa para pessoa.

Tem gente que demora a dormir depois de fazer exercícios por causa da liberação de alguns hormônios no corpo. Outras pessoas não sentem este efeito e vão dormir normalmente depois da malhação.

É o caso do consultor jurídico André da Costa, que faz uma hora e meia de musculação todas as noites. “Para mim, a qualidade do sono até melhorou depois que comecei a frequentar a academia. Fico mais tranqüilo, relaxado”, disse.

A estudante Luciana diz que a malhação a faz ficar desperta por mais tempo. “Me sinto bem disposta e consigo produzir depois que malho,. Eu busco esse ânimo para estudar um pouco mais antes de dormir”, falou.

E para quem só pode se exercitar à noite e não quer perder o sono a dica é experimentar várias atividades até encontrar aquela que a deixe mais relaxado. “Muitas academias hoje oferecem alongamento e ioga, por exemplo. São atividade que vão ajudar as pessoas se manterem relaxadas no fim do exercício”, explicou o professor. .

ACADEMIA

No Recife existem 21 Academias da Cidade, um espaço público com equipamentos de ginástica e professores de educação física para orientar a ginástica. "Até o fim do ano nós vamos implantar mais 20. É importante que as pessoas procurem essa ajuda profissional para a prática física", disse o gerente da Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti Júnior.

O serviço é gratuito e funciona das 5h às 8h e das 17h às 20h. Informações: 0800 2811520.

Nenhum comentário: